COMPORTAMENTO DO IDOSO – VIOLÊNCIA FÍSICA

Os cuidados com a saúde dos idosos incluem observação do comportamento do idoso. O profissional de saúde deve estar atento aos: Cortes, queimaduras, hematomas e arranhões.

Traumas que não correspondem a uma explicação dada sobre eles. Lesões que provavelmente não são acidentais. Traumas e feridas em lugares escondidos. Contusões em forma de dedo devido ao manuseio brutal (muitas vezes os braços).

Trauma em áreas protegidas, por exemplo, nas axilas. Trauma não tratado. Traumas múltiplos em diferentes estágios de cicatrização. Subutilização ou uso excessivo de medicamentos. Parece ter medo de um pai ou cuidador profissional.

Não quer responder quando perguntado, ou olha ansiosamente para o cuidador ou pai antes responda. O comportamento muda quando o cuidador ou pai entra ou sai da sala. Fala sobre o cuidador com termos como “teimoso” ou muitas vezes “cansados” ou “de mau humor”, ou que se torna irritável, muito ansioso, muito estressado ou perde nervos com muita facilidade.

Mostra respeito exagerado ou extremo respeito ao cuidador. COMPORTAMENTO DO CUIDADOR – Obstrui ou impede a comunicação privada entre o profissional e a pessoa idosa, ou não para encontrar desculpas para interromper a entrevista avaliação (entrando constantemente na sala, exemplo).

Insiste em responder a perguntas que são mais para o Idoso. Coloca obstáculos na prestação de assistência a lar para os idosos. Mostra um alto nível de insatisfação sobre obrigação de cuidar dos idosos.

Tenta convencer os profissionais de que o idoso é “louco” ou insano, ou que ela não sabe o que está dizendo, porque ela está confusa, quando não está. É hostil, cansado ou impaciente durante a entrevista, e o pessoa idosa está muito agitada ou indiferente em sua presença. https://www.alejandrozoboli.com.br/hallux-valgo